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Técnico em Administração

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Próximas Turmas desse Curso

18 fev 2019 Areias N
11 mar 2019 Paulista M
11 mar 2019 Areias T
11 mar 2019 Paulista N
15 abr 2019 Petrolina N

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Cursos Relacionados

  •  (DESABILITADO) Técnico em Administração

  •  (DESABILITADO) - Assistente em Administração

  •  (DESABILITADO) - Assistente de Planejamento, programação e Controle da Produção

  •  Assistente Administrativo

MAIS CURSOS

Objetivo

Executar atividades administrativas e coordenar equipes em atividades correlatas, no nível operacional, dos setores de produção e serviços, utilizando-se de técnicas e tecnologias apropriadas e de padrões éticos, legais, de qualidade, e segurança, com responsabilidade social e ambiental.

POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO

Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, trabalho autônomo, finanças e produção.

Pré-requisitos

Ter concluído ou estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio..

Conteúdo Programático

Práticas Profissionais 200h

  • Estratégia pedagógica que visa articular situações de aprendizagem e trabalho com o perfil profissional de conclusão;

  • As possibilidades de realização de práticas profissionais incluem estágio em empresas, trabalho de conclusão de curso;

  • TCC, participação na Olimpíada do Conhecimento SENAI, em qualquer uma de suas etapas, monitoria,

experiência profissional devidamente avaliada e reconhecida, conforme legislação em vigor;

  • Realização de projetos didáticos e/ou de pesquisa e intervenção, com carga horária mínima de 200 horas;

  • Os procedimentos para a realização de cada uma das possibilidades de práticas acima mencionadas constarão de

documentos orientadores específicos.

Comunicação Empresarial 80h

  • E-mail corporativo
  • Cartas comerciais
  • Comunicação
    • Definição de comunicação
    • Elementos essenciais de comunicação
    • Tipos de comunicação
    • Funções da linguagem
    • A linguagem como sistema de signos
  • Língua, linguagem e fala.
  • Linguagem oral e escrita
  • Linguagem verbal e não- verbal
  • A língua portuguesa e as variedades linguísticas
  • Níveis de linguagem
  • Gramática aplicada da língua portuguesa
    • Ortografia
    • Emprego das letras
    • Novo acordo ortográfico
    • Acentuação
    • Pontuação Gráfica
    • Palavras homônimas e parônimas
    • Regência verbal
    • Concordância verbal/nominal
    • Uso da crase
    • Uso do porquê
    • Emprego dos pronomes
    • Dúvidas e erros mais frequentes
  • A comunicação empresarial e sua importância no mercado de trabalho
  • Características e ação da comunicação empresarial
  • Habilidades para a construção do texto no âmbito empresarial: coerência e coesão textuais
  • A prática da argumentação na comunicação empresarial
  • Leitura, interpretação e construção de textos
  • A comunicação empresarial com o uso de ferramentas tecnológicas
  • A prática do discurso oral
  • Prática da redação empresarial:
  • Relatório: estrutura, (tipos de atividade, de ocorrência, de estudo ou de pesquisa)
  • Estruturas-padrão de redação técnica: Requisições
  • Ordem de serviço
  • Procuração
  • Ofício
  • Orçamento
  • Declaração; memorando e circular
  • Ofício e Edital
  • Edital, ata e pauta de reunião.

 

Fundamentos de Administração 50h

  • Fluxogramas
  • Conceito, características, simbologia, tipos e técnicas
  • Leiautes
  • Conceito, objetivos, características e sua aplicabilidade
  • Administração:
  • Função, origens, conceito e objeto
  • A história da busca do aumento da produtividade e de resultados
  • As diversas abordagens:
  • Científica, clássica, de relações humanas, burocrática, neoclássica, sistêmica e contingencial
  • As funções:
    • Planejamento, organização, direção e controle
  • Organização e o ambiente, organização e produtividade
  • Organogramas:
    • Definição, níveis hierárquicos, linha e assessoria, tipos de organogramas
  • Estruturas organizacionais:
    • Conceito, finalidade, processo e critérios de escolha, estrutura formal e informal, tipos de estruturas, análise e avaliação de estruturas, desafios e desenvolvimento organizacionais, departamentalização, etc...
  • Evolução e tendências da administração

Fundamentos do Direito Empresarial 50h

  • Direito e Legislação
    • Conceitos básicos: Norma jurídica, fontes do direito, principais ramos do direito.
  • Legislação Comercial
    • Abertura de empresa; passos para abertura de uma empresa, cuidados a serem tomados;
    • Contratos: Definição e importância, princípios básicos, espécies, características e elaboração;
    • Títulos de crédito: Conceito, espécies e características;
    • Direito do consumidor: Órgãos de defesa, direitos e deveres das empresas, ações de indenização.
  • Legislação Trabalhista
  • Conceitos básicos da relação trabalhistas: Empregado e empregador; processo de admissão; jornada de trabalho; direitos e benefícios dos trabalhadores; obrigações trabalhistas; rescisão do contrato de trabalho.
  • Fundamentos de Legislação Tributária.
    • Conceito de Direito Tributário;
    • Noção geral de tributos;
    • Principais espécies de tributo;
    • Elementos da obrigação tributária;
    • Discriminação da competência tributária;
    • Principais tipos de impostos

Informática Aplicada 40h

  • Internet
  • Navegação, pesquisas, correio eletrônico e conversação.
  • Sistemas Operacionais
  • Editor de textos e mala direta
  • Planilha eletrônica
  • Computador e seus componentes
  • Construção e formatação de slides
  • Intranet
  • Extranet
  • Tipos e características da Tecnologia de Informação:
  • EDI (Eletronic Data interchange), ERP (Enterprise Resource Planning), GPS (Global Position System), TMS (Transport Management System), WMS (Warehouse Management System), BI (Business Intelligence) e RFID (Radio-Frequency Identification).

Matemática Aplicada 80h

  • Porcentagem
  • Introdução à matemática
    • Números e espaços no cotidiano
  • Operações básicas:
    • Soma, subtração, multiplicação e divisão
  • Equação de 1°grau
  • Fração
  • Razão
  • Proporção
  • Números decimais
  • Regra de três
  • Análise combinatória
    • Princípio fundamental da contagem e permutação, arranjo e combinação.
  • Potenciação

Radiciação

  • Logaritmo (básico)
  • Interpretação de gráficos e tabelas
  • Função de 2ºgrau
    • Definições, cálculos, capitalizações, espécies, aplicações, empréstimos e índices.
  • Financiamentos: curto prazo e longo prazo.
  • Introdução à matemática financeira
    • Juros simples e composto, conceitos e cálculo.
    • Desconto simples e composto, conceitos e cálculo;
    • Equivalência de capitais, conceitos e cálculo;
    • Taxas nominal, efetiva, equivalente e acumulada, conceitos e cálculo.
  • Séries de pagamentos a anuidade
    • Sistema de amortização constante (SAC)
    • Sistema de amortização Francês (SAF)
    • Sistema de amortização Americano (SAA)
  • Conceitos de Estatística
    • População, amostra e organização dos dados, medidas de tendência central: média, moda e mediana, medida de dispersão: amplitude, desvio padrão, gráficos estatísticos.

Administração Mercadológica e Processos Comerciais 60h

  • Introdução ao marketing: evolução, conceito e aplicação
  • 4Ps de marketing:
  • Produto: classificação, ciclo de vida, embalagem e marca
  • Preço: métodos e estratégias de adequação de preço
  • Promoção: propaganda, técnicas de promoção de vendas e relações públicas, estratégias de mensagem
  • Praça: canais de distribuição e uso de intermediários, pesquisa mercadológica
  • Segmentação de mercado: entendendo o público-alvo
  • Cadeia de valor para o cliente: fidelização
  • Eventos mercadológicos: requisitos, estrutura e organização
  • Código de Defesa do Consumidor CDC
  • Posicionamento no mercado: imagem, marca
  • Cadeia de suprimentos: fornecedores, consumidores, canais de distribuição
  • Relacionamento com o cliente: atendimento e técnicas de venda e negociação. Cadastros: manutenção e atualização
  • Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo e confidencialidade

Contabilidade Comercial 60h

  • Conceitos básicos de contabilidade:
    • Objeto, finalidade, princípios, técnicas e métodos/fórmulas.
  • Patrimônio

Representação patrimonial e situação patrimonial

  • Contas/Planos de contas
  • Escrituração
  • Demonstrações contábeis
    • Balancete
    • Balanço patrimonial
    • Demonstração de resultados de exercício;
    • Demonstração de fluxo de caixa.
  • Legislação tributária
    • Obrigações de crédito tributário
    • Incidência dos impostos sobre atividade empresarial
    • Impostos incidentes sobre receita, folha de pagamento e lucro empresarial.

Tributação de microempresa e empresa de pequeno porte (simples nacional)

Gestão Ambiental e da Qualidade 40h

  • Qualidade
    • Conceito, controle e dimensões
  • Sistemas e Ferramentas da Qualidade
    • Ciclo do PDCA, Pareto, folha de verificação, diagrama de causa e efeito, histograma, gráfico de dispersão, programa 10S, círculo de controle de qualidade e controle estatístico de processo (CEP)
  • Políticas da empresa e planejamento estratégico: a vinculação com os conceitos de qualidade, sustentabilidade e gestão ambiental
  • Demandas do mercado, exigência crescente de qualidade de produtos e serviços, competitividade
  • O Brasil e sua inserção no cenário competitivo internacional: exigências de conformidade nas políticas de exportação e importação
  • Confiabilidade e gerenciamento de falhas
  • Certificação
    • ISO9001
  • Gestão Ambiental
    • Conceitos e certificação ISO14000
    • Saúde e segurança do trabalho

Gestão da Produção e de Custos 100h

  • Alavancagem
  • Estudo de leiautes
  • Ferramentas: gerenciamento de estoque
  • Sistemas: Just In Time e Kanban
  • MRP (Material Requirement Planning)
  • Estruturação do sistema de custos
  • Identificação dos custos
  • Alocação dos custos
  • Critérios de rateio e apropriação de custos
  • Identificação e distribuição dos custos e despesas
  • Margem de contribuição
  • Ponto de equilíbrio
  • Formação de preço, margem de comercialização, mark-up
  • Gestão da produção: Histórico, Funções e sistemas (Just In e Kanban).
  • Capacidade produtiva / Cronoanálise
  • Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais.


  • Conceitos básicos

•Administração de Materiais

•MRP (Material Requirement Planning)

•Liberação de materiais e matérias-primas

     •Equipamentos de movimentação Ferramentas: gerenciamento de estoque

  • Gestão da produção
    • Histórico
    • Funções
  • Papel estratégico, objetivos e estratégias de produção
  • Conceitos básicos: Administração de Materiais
  • Capacidade produtiva/ Cronoanálise
  • Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais
  • Liberação de materiais e matérias-primas
  • Equipamentos de movimentação
  • Estruturação do sistema de custos
  • Identificação dos custos
  • Alocação dos custos
  • Critérios de rateio e apropriação de custos
  • Identificação e distribuição dos custos e despesas
  • Margem de contribuição
  • Ponto de equilíbrio
  • Formação de preço, margem de comercialização, mark-up

Processos de Recursos Humanos 60h

  • Cultura e Clima Organizacional
    • O que é cultura
    • Sua interferência no processo de crescimento da organização
    • Tipos de cultura
    • Identificação de clima organizacional
  • Processos de recursos humanos:
    • Recrutamento: técnicas/etapas, fontes, meios de divulgação, vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo; seleção: conceitos, como caracterizar o perfil de um candidato
    • Remuneração (cargos e salários): objetivos, organização e classificação
    • Avaliação de desempenho: objetivos, diagnósticos, métodos
    • Treinamento e desenvolvimento de pessoas: objetivos, identificação de necessidades (LNT), tipos, impactos sobre a qualidade do desempenho e alcance dos objetivos organizacionais
    • Benefícios: políticas, legislação fornecedores

Saúde ocupacional: Doenças Profissionais como: Lesão por Esforços Repetitivos- LER, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho - DORT e Distúrbios Psicossociais; conceitos básicos.

  •  Atestado de Saúde Ocupacional – ASO; conceitos básicos.
  • Teorias X, Y e Z: as contribuições de Douglas MacGregor
  • Objetivos e atividades da gestão de pessoal
  • Organização de eventos: requisitos, procedimentos, técnicas.
  • Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade, arquivamento.

Rotinas de Pessoal 80h

  • Jornada de trabalho
    • Contratos
    • Controle de frequência
  • Folha de Pagamento
  • Histórico e fundamentos da CLT- Consolidação das Leis do Trabalho
  • Contratação:
    • Processo de admissão;
    • Documentos e registros.
  • Salário, remuneração, adicional, descontos.
    • Adicional: Hora extra, descanso semanal remunerado, adicional noturno, Insalubridade, Periculosidade e outros;
    • Descontos: INSS, IR, Vale transporte, Vale refeição, Vale alimentação, faltas, contribuição sindical, outros.
  • Férias
  • 13ºSalário
  • Rescisão do Contrato de Trabalho
  • Obrigações Trabalhistas e calendário de atividades do departamento
  • Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade e arquivamento.

Coordenação de Equipes 60h

  • Planejamento estratégico, plano de trabalho, definição de metas, objetivos e indicadores
  • Avaliação de desempenho: análise de resultados, definição de planos de melhoria e acompanhamento
  • Políticas de desenvolvimento de pessoas: identificação de necessidades de capacitação e treinamento com base no desempenho da equipe; elaboração de proposta preliminar
  • Técnicas de organização e condução de reuniões
  • Liderança: o perfil do líder no século XXI
  • Estilos de liderança
    • Negociação e administração de conflitos
    • Autocrática
    • Democrática
    • Liberal
    • Participativa
    • Delegação
    • Empowerment Relacionamento Interpessoal:
    • Equipe, time e grupo
  • Fatores motivacionais
  • Tomada de decisão
  • Estratégias e meios de comunicação com a equipe
  • Valores, atitudes e satisfação com o trabalho

Desenvolvimento de Projeto 120h

  • Metodologia de Pesquisa
    • Diagnósticos
    • Identificação de problemas
    • Oportunidade de melhoria
    • Pesquisa (tipos e métodos)
    • Benchmarking e indicadores de desempenho
    • Análise comparativa de alternativas (viabilidade técnica e financeira)
    • Projeto de pesquisa: estrutura, normas da ABNT

– Associação Brasileira de Normas Técnicas


  • Projetos
    • Proposição de soluções (descrição, argumentação, vantagens e implicações)
    • Cronograma
    • Plano de ação
    • Análise comparativa
    • Amortização de investimentos
    • Relatório: estrutura, normas da ABNT

Prática Profissional Simulada 100h

  • Conceitos de empreendedorismo
  • Habilidades empreendedoras
  • Empreendedores de sucesso – estudos de casos
  • Identificação de oportunidades de negócios
  • Tendências culturais
  • Plano de negócios
    • Análise mercadológica
    • Análise financeira
    • Definição de estratégias de iniciação do negócio
  • Avaliação do empreendimento: indicadores de desempenho
    • Planejamento estratégico
    • Principais etapas
    • Identidade organizacional
    • Análise de cenários
    • Elaboração de estratégias
    • Planos de ação
  • Elaboração de planos de mercado com base em pesquisa
  • Abertura de empresa (aspectos legais, contrato social, documentação dos sócios, preenchimento de impressos, planejamento estratégico e estrutura institucional).
  • Plano de marketing (segmentação, posicionamento, portfólio de produtos, análise da concorrência, modalidade de vendas, material de divulgação e campanha publicitária)
  • Venda (participação em “ Feira de negócios” técnicas de vendas e elaboração de pedidos).

Educação empreendedora 20h

  • Breve histórico do empreendedorismo no Brasil e no mundo;
  • Diferenças entre empreendedor, empresário e administrador;
  • Tipos de empreendedorismo: individual, coletivo, social, sustentável, corporativo;
  • Os empreendedores são natos? (Características, atitudes e comportamentos empreendedores);
  • O empreendedorismo e o mercado de trabalho: as constantes mudanças, qualificação profissional, oportunidades, protagonismo cidadão;
  • Empreendedorismo inovador e incremental;
  • A importância do planejamento e da gestão do tempo;
  • Apresentando um plano de negócios:
  • A educação empreendedora como instrumento de transformação social;
  • Empreendedorismo: cases de sucesso.

  • Você
  • Empresa
  • Inovação
  • Cursos
  • Faculdade
  • Institutos
  • Educação a Distância
  • Transparência
  • VOLTAR AO TOPO
  • 0800 600 9606 das 7h às 19h30

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