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Técnico em Administração
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Próximas Turmas desse Curso
18 fev 2019 | Areias | N |
11 mar 2019 | Paulista | M |
11 mar 2019 | Areias | T |
11 mar 2019 | Paulista | N |
15 abr 2019 | Petrolina | N |
ESCOLAs SENAI PARA ESTE CURSO
Objetivo
Executar atividades administrativas e coordenar equipes em atividades correlatas, no nível operacional, dos setores de produção e serviços, utilizando-se de técnicas e tecnologias apropriadas e de padrões éticos, legais, de qualidade, e segurança, com responsabilidade social e ambiental.
POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO
Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, trabalho autônomo, finanças e produção.
Pré-requisitos
Ter concluído ou estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio..
Conteúdo Programático
Estratégia pedagógica que visa articular situações de aprendizagem e trabalho com o perfil profissional de conclusão;
As possibilidades de realização de práticas profissionais incluem estágio em empresas, trabalho de conclusão de curso;
TCC, participação na Olimpíada do Conhecimento SENAI, em qualquer uma de suas etapas, monitoria,
experiência profissional devidamente avaliada e reconhecida, conforme legislação em vigor;
Realização de projetos didáticos e/ou de pesquisa e intervenção, com carga horária mínima de 200 horas;
Os procedimentos para a realização de cada uma das possibilidades de práticas acima mencionadas constarão de
documentos orientadores específicos.
- E-mail corporativo
- Cartas comerciais
- Comunicação
- Definição de comunicação
- Elementos essenciais de comunicação
- Tipos de comunicação
- Funções da linguagem
- A linguagem como sistema de signos
- Língua, linguagem e fala.
- Linguagem oral e escrita
- Linguagem verbal e não- verbal
- A língua portuguesa e as variedades linguísticas
- Níveis de linguagem
- Gramática aplicada da língua portuguesa
- Ortografia
- Emprego das letras
- Novo acordo ortográfico
- Acentuação
- Pontuação Gráfica
- Palavras homônimas e parônimas
- Regência verbal
- Concordância verbal/nominal
- Uso da crase
- Uso do porquê
- Emprego dos pronomes
- Dúvidas e erros mais frequentes
- A comunicação empresarial e sua importância no mercado de trabalho
- Características e ação da comunicação empresarial
- Habilidades para a construção do texto no âmbito empresarial: coerência e coesão textuais
- A prática da argumentação na comunicação empresarial
- Leitura, interpretação e construção de textos
- A comunicação empresarial com o uso de ferramentas tecnológicas
- A prática do discurso oral
- Prática da redação empresarial:
- Relatório: estrutura, (tipos de atividade, de ocorrência, de estudo ou de pesquisa)
- Estruturas-padrão de redação técnica: Requisições
- Ordem de serviço
- Procuração
- Ofício
- Orçamento
- Declaração; memorando e circular
- Ofício e Edital
- Edital, ata e pauta de reunião.
- Fluxogramas
- Conceito, características, simbologia, tipos e técnicas
- Leiautes
- Conceito, objetivos, características e sua aplicabilidade
- Administração:
- Função, origens, conceito e objeto
- A história da busca do aumento da produtividade e de resultados
- As diversas abordagens:
- Científica, clássica, de relações humanas, burocrática, neoclássica, sistêmica e contingencial
- As funções:
- Planejamento, organização, direção e controle
- Organização e o ambiente, organização e produtividade
- Organogramas:
- Definição, níveis hierárquicos, linha e assessoria, tipos de organogramas
- Estruturas organizacionais:
- Conceito, finalidade, processo e critérios de escolha, estrutura formal e informal, tipos de estruturas, análise e avaliação de estruturas, desafios e desenvolvimento organizacionais, departamentalização, etc...
- Evolução e tendências da administração
- Direito e Legislação
- Conceitos básicos: Norma jurídica, fontes do direito, principais ramos do direito.
- Legislação Comercial
- Abertura de empresa; passos para abertura de uma empresa, cuidados a serem tomados;
- Contratos: Definição e importância, princípios básicos, espécies, características e elaboração;
- Títulos de crédito: Conceito, espécies e características;
- Direito do consumidor: Órgãos de defesa, direitos e deveres das empresas, ações de indenização.
- Legislação Trabalhista
- Conceitos básicos da relação trabalhistas: Empregado e empregador; processo de admissão; jornada de trabalho; direitos e benefícios dos trabalhadores; obrigações trabalhistas; rescisão do contrato de trabalho.
- Fundamentos de Legislação Tributária.
- Conceito de Direito Tributário;
- Noção geral de tributos;
- Principais espécies de tributo;
- Elementos da obrigação tributária;
- Discriminação da competência tributária;
- Principais tipos de impostos
- Internet
- Navegação, pesquisas, correio eletrônico e conversação.
- Sistemas Operacionais
- Editor de textos e mala direta
- Planilha eletrônica
- Computador e seus componentes
- Construção e formatação de slides
- Intranet
- Extranet
- Tipos e características da Tecnologia de Informação:
- EDI (Eletronic Data interchange), ERP (Enterprise Resource Planning), GPS (Global Position System), TMS (Transport Management System), WMS (Warehouse Management System), BI (Business Intelligence) e RFID (Radio-Frequency Identification).
- Porcentagem
- Introdução à matemática
- Números e espaços no cotidiano
- Operações básicas:
- Soma, subtração, multiplicação e divisão
- Equação de 1°grau
- Fração
- Razão
- Proporção
- Números decimais
- Regra de três
- Análise combinatória
- Princípio fundamental da contagem e permutação, arranjo e combinação.
- Potenciação
Radiciação
- Logaritmo (básico)
- Interpretação de gráficos e tabelas
- Função de 2ºgrau
- Definições, cálculos, capitalizações, espécies, aplicações, empréstimos e índices.
- Financiamentos: curto prazo e longo prazo.
- Introdução à matemática financeira
- Juros simples e composto, conceitos e cálculo.
- Desconto simples e composto, conceitos e cálculo;
- Equivalência de capitais, conceitos e cálculo;
- Taxas nominal, efetiva, equivalente e acumulada, conceitos e cálculo.
- Séries de pagamentos a anuidade
- Sistema de amortização constante (SAC)
- Sistema de amortização Francês (SAF)
- Sistema de amortização Americano (SAA)
- Conceitos de Estatística
- População, amostra e organização dos dados, medidas de tendência central: média, moda e mediana, medida de dispersão: amplitude, desvio padrão, gráficos estatísticos.
- Introdução ao marketing: evolução, conceito e aplicação
- 4Ps de marketing:
- Produto: classificação, ciclo de vida, embalagem e marca
- Preço: métodos e estratégias de adequação de preço
- Promoção: propaganda, técnicas de promoção de vendas e relações públicas, estratégias de mensagem
- Praça: canais de distribuição e uso de intermediários, pesquisa mercadológica
- Segmentação de mercado: entendendo o público-alvo
- Cadeia de valor para o cliente: fidelização
- Eventos mercadológicos: requisitos, estrutura e organização
- Código de Defesa do Consumidor CDC
- Posicionamento no mercado: imagem, marca
- Cadeia de suprimentos: fornecedores, consumidores, canais de distribuição
- Relacionamento com o cliente: atendimento e técnicas de venda e negociação. Cadastros: manutenção e atualização
- Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo e confidencialidade
- Conceitos básicos de contabilidade:
- Objeto, finalidade, princípios, técnicas e métodos/fórmulas.
- Patrimônio
Representação patrimonial e situação patrimonial
- Contas/Planos de contas
- Escrituração
- Demonstrações contábeis
- Balancete
- Balanço patrimonial
- Demonstração de resultados de exercício;
- Demonstração de fluxo de caixa.
- Legislação tributária
- Obrigações de crédito tributário
- Incidência dos impostos sobre atividade empresarial
- Impostos incidentes sobre receita, folha de pagamento e lucro empresarial.
Tributação de microempresa e empresa de pequeno porte (simples nacional)
- Qualidade
- Conceito, controle e dimensões
- Sistemas e Ferramentas da Qualidade
- Ciclo do PDCA, Pareto, folha de verificação, diagrama de causa e efeito, histograma, gráfico de dispersão, programa 10S, círculo de controle de qualidade e controle estatístico de processo (CEP)
- Políticas da empresa e planejamento estratégico: a vinculação com os conceitos de qualidade, sustentabilidade e gestão ambiental
- Demandas do mercado, exigência crescente de qualidade de produtos e serviços, competitividade
- O Brasil e sua inserção no cenário competitivo internacional: exigências de conformidade nas políticas de exportação e importação
- Confiabilidade e gerenciamento de falhas
- Certificação
- ISO9001
- Gestão Ambiental
- Conceitos e certificação ISO14000
- Saúde e segurança do trabalho
- Alavancagem
- Estudo de leiautes
- Ferramentas: gerenciamento de estoque
- Sistemas: Just In Time e Kanban
- MRP (Material Requirement Planning)
- Estruturação do sistema de custos
- Identificação dos custos
- Alocação dos custos
- Critérios de rateio e apropriação de custos
- Identificação e distribuição dos custos e despesas
- Margem de contribuição
- Ponto de equilíbrio
- Formação de preço, margem de comercialização, mark-up
- Gestão da produção: Histórico, Funções e sistemas (Just In e Kanban).
- Capacidade produtiva / Cronoanálise
- Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais.
- Conceitos básicos
•Administração de Materiais
•MRP (Material Requirement Planning)
•Liberação de materiais e matérias-primas
•Equipamentos de movimentação Ferramentas: gerenciamento de estoque
- Gestão da produção
- Histórico
- Funções
- Papel estratégico, objetivos e estratégias de produção
- Conceitos básicos: Administração de Materiais
- Capacidade produtiva/ Cronoanálise
- Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais
- Liberação de materiais e matérias-primas
- Equipamentos de movimentação
- Estruturação do sistema de custos
- Identificação dos custos
- Alocação dos custos
- Critérios de rateio e apropriação de custos
- Identificação e distribuição dos custos e despesas
- Margem de contribuição
- Ponto de equilíbrio
- Formação de preço, margem de comercialização, mark-up
- Cultura e Clima Organizacional
- O que é cultura
- Sua interferência no processo de crescimento da organização
- Tipos de cultura
- Identificação de clima organizacional
- Processos de recursos humanos:
- Recrutamento: técnicas/etapas, fontes, meios de divulgação, vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo; seleção: conceitos, como caracterizar o perfil de um candidato
- Remuneração (cargos e salários): objetivos, organização e classificação
- Avaliação de desempenho: objetivos, diagnósticos, métodos
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas: objetivos, identificação de necessidades (LNT), tipos, impactos sobre a qualidade do desempenho e alcance dos objetivos organizacionais
- Benefícios: políticas, legislação fornecedores
Saúde ocupacional: Doenças Profissionais como: Lesão por Esforços Repetitivos- LER, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho - DORT e Distúrbios Psicossociais; conceitos básicos.
- Atestado de Saúde Ocupacional – ASO; conceitos básicos.
- Teorias X, Y e Z: as contribuições de Douglas MacGregor
- Objetivos e atividades da gestão de pessoal
- Organização de eventos: requisitos, procedimentos, técnicas.
- Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade, arquivamento.
- Jornada de trabalho
- Contratos
- Controle de frequência
- Folha de Pagamento
- Histórico e fundamentos da CLT- Consolidação das Leis do Trabalho
- Contratação:
- Processo de admissão;
- Documentos e registros.
- Salário, remuneração, adicional, descontos.
- Adicional: Hora extra, descanso semanal remunerado, adicional noturno, Insalubridade, Periculosidade e outros;
- Descontos: INSS, IR, Vale transporte, Vale refeição, Vale alimentação, faltas, contribuição sindical, outros.
- Férias
- 13ºSalário
- Rescisão do Contrato de Trabalho
- Obrigações Trabalhistas e calendário de atividades do departamento
- Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade e arquivamento.
- Planejamento estratégico, plano de trabalho, definição de metas, objetivos e indicadores
- Avaliação de desempenho: análise de resultados, definição de planos de melhoria e acompanhamento
- Políticas de desenvolvimento de pessoas: identificação de necessidades de capacitação e treinamento com base no desempenho da equipe; elaboração de proposta preliminar
- Técnicas de organização e condução de reuniões
- Liderança: o perfil do líder no século XXI
- Estilos de liderança
- Negociação e administração de conflitos
- Autocrática
- Democrática
- Liberal
- Participativa
- Delegação
- Empowerment Relacionamento Interpessoal:
- Equipe, time e grupo
- Fatores motivacionais
- Tomada de decisão
- Estratégias e meios de comunicação com a equipe
- Valores, atitudes e satisfação com o trabalho
- Metodologia de Pesquisa
- Diagnósticos
- Identificação de problemas
- Oportunidade de melhoria
- Pesquisa (tipos e métodos)
- Benchmarking e indicadores de desempenho
- Análise comparativa de alternativas (viabilidade técnica e financeira)
- Projeto de pesquisa: estrutura, normas da ABNT
– Associação Brasileira de Normas Técnicas
- Projetos
- Proposição de soluções (descrição, argumentação, vantagens e implicações)
- Cronograma
- Plano de ação
- Análise comparativa
- Amortização de investimentos
- Relatório: estrutura, normas da ABNT
- Conceitos de empreendedorismo
- Habilidades empreendedoras
- Empreendedores de sucesso – estudos de casos
- Identificação de oportunidades de negócios
- Tendências culturais
- Plano de negócios
- Análise mercadológica
- Análise financeira
- Definição de estratégias de iniciação do negócio
- Avaliação do empreendimento: indicadores de desempenho
- Planejamento estratégico
- Principais etapas
- Identidade organizacional
- Análise de cenários
- Elaboração de estratégias
- Planos de ação
- Elaboração de planos de mercado com base em pesquisa
- Abertura de empresa (aspectos legais, contrato social, documentação dos sócios, preenchimento de impressos, planejamento estratégico e estrutura institucional).
- Plano de marketing (segmentação, posicionamento, portfólio de produtos, análise da concorrência, modalidade de vendas, material de divulgação e campanha publicitária)
- Venda (participação em “ Feira de negócios” técnicas de vendas e elaboração de pedidos).
- Breve histórico do empreendedorismo no Brasil e no mundo;
- Diferenças entre empreendedor, empresário e administrador;
- Tipos de empreendedorismo: individual, coletivo, social, sustentável, corporativo;
- Os empreendedores são natos? (Características, atitudes e comportamentos empreendedores);
- O empreendedorismo e o mercado de trabalho: as constantes mudanças, qualificação profissional, oportunidades, protagonismo cidadão;
- Empreendedorismo inovador e incremental;
- A importância do planejamento e da gestão do tempo;
- Apresentando um plano de negócios:
- A educação empreendedora como instrumento de transformação social;
- Empreendedorismo: cases de sucesso.